
AJ Oliveira, 32, é escritor de quebrada da Zona Leste de São Paulo, além de também trabalhar como leitor crítico, editor e podcaster. Divide seu tempo entre a criação de histórias e a produção de conteúdo com os podcasts “30:min”, “Eis a Questão” e “Os 12 trabalhos do Escritor”, o mais antigo podcast de escrita criativa ativo no país.
Como escritor, tem como foco a abordagem de questões da sociedade através do véu da Fantasia Urbana. Nesta linha, venceu o prêmio Watts de 2018 (Wattpad) com o romance “Asas, Pingentes e Imortais”, geriu a antologia “As crônicas da Unifenda” (Plutão Livros) e publicou diversos contos. Dentre eles, destacam-se “God Talks” (Mitos de Origem – Mitografias), “Kickapoo” (Antologia Metalmancer – Independente) e “Edição de Amanhã” (As crônicas da Unifenda – Plutão Livros).
AJ também já participou de grandes produções da podosfera nacional, trabalhando direta ou indiretamente com grandes players desta indústria, sendo convidado para falar sobre o tema em unidades do Sesc, na Bienal do Livro de São Paulo e na Feira de Literatura Pop (Flipop), tocada pela editora Seguinte (Cia das Letras). O trabalho com podcasts também já foi citado em diversas pesquisas acadêmicas, em cursos do ensino superior e em livros sobre escrita criativa como O fantástico brasileiro, o insólito literário do romantismo ao fantasismo. Atualmente reside no bairro de Itaquera junto dos gatos Adelaide e Adélio, seus donos.